Serviço Social

O Serviço Social na Saúde interage em conjunto com outros profissionais e tem como objetivo a busca da garantia de direitos e acesso aos serviços de saúde aos pacientes. Dentre as atribuições podemos elencar: encaminhamento de consultas e exames dentro e fora do Estado; cirurgias eletivas; órteses e próteses; suplementos alimentares e fórmulas infantis; bolsas de ostomia; oxigênio em regime domiciliar; fraldas geriátricas; acompanhamento social do tratamento da saúde, além de estimular o usuário a participar do seu tratamento de saúde; discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretando a situação social dele; elaborar relatórios, pareceres e estudos socioeconômicos.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Por Telefone
Tempo de espera para atendimento: Imediato
Tempo para conclusão do serviço: Imediato
Serviço Social

Atendimento prestado por telefone apenas para informações
Fone: 49 3344 8400
Das 7:30 às 11:30 das 13:30 às 17:30
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: 2 dias urgência /emergência
Tempo para conclusão do serviço: 7 dias atendimento normal
Serviço Social


Das 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Rua Rui Barbosa, 291, Centro
89990-000
Tempo variável pois o atendimento poderá ser resolvido na Secretaria Municipal da Saúde ou também por outros órgãos.

Passo a Passo

1

Paciente chegará até o Serviço Social através de encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde – UBS, com agendamento prévio para casos eletivos ou via urgência/emergência.

2

Os casos em que podem ser resolvidos na Secretaria de Saúde serão atendidos de imediato (fraldas geriátricas, suplementos alimentares, fórmulas infantis, etc). Os encaminhamentos que dependem de outros órgãos ou instituições, o paciente será inserido em fila de espera para atendimento (consultas e exames realizados em outros municípios; órteses e próteses; bolsas de colostomia; oxigênio em regime domiciliar; cirurgias, etc), não tendo um tempo previsto para o atendimento.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Encaminhamento médico; Documentos pessoais do paciente; Comprovante de residência atual; Cartão SUS; Laudos de Exames e demais documentos solicitados conforme protocolo de cada encaminhamento em específico.Original1

Órgão / Entidade responsável
  • Diretoria de Relacionamento e Humanização da Saúde -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos