Centro de Atendimento Educacional – CAE

O Centro de Atendimento Educacional – CAE tem a finalidade de oferecer assistência em saúde, voltada às peculiaridades do contexto escolar, promovendo autonomia aos atendidos pelo serviço, é constituído por profissionais das áreas de fonoaudiologia, nutrição, psicologia e psicopedagogia. O serviço é oferecido gratuitamente aos alunos  regularmente matriculadas nas escolas da rede pública municipal que apresentam necessidade de atendimento.

 

Avaliação Fonoaudiológica – A Fonoaudiologia tem muito a oferecer, como parte integrante da equipe pedagógica, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana, que são de sua competência, assim como discutindo estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Sendo a educação escolar um direito de todos, a Fonoaudiologia auxilia na potencialização de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria do processo de aprendizagem e, consequentemente, da qualidade da educação.

A meta da Fonoaudiologia Educacional se dá tanto nos aspectos que visam à otimização do processo de ensino e aprendizagem como no manejo de situações que sinalizam dificuldades nesse processo, e que, sendo precocemente detectadas, evitam a evolução de determinados quadros, propiciando melhores resultados.

 

Avaliação Nutricional – A avaliação nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais possibilitando realizar uma intervenção de forma a auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado de saúde do aluno por meio da coleta de dados clínicos, dietéticos, bioquímicos e da composição corpórea. O monitoramento nutricional dos alunos promove o desenvolvimento integral do mesmo. Assim, a antropometria representa a estratégia mais eficaz de controle do estado nutricional das crianças.

É realizada avaliação antropométrica em todos os alunos da rede municipal de ensino e a partir dos resultados é feito o diagnóstico nutricional, os alunos identificados com algum distúrbio alimentar, como magreza, excesso de peso e doenças associadas são encaminhados para posterior atendimento individual.

 

Avaliação Psicológica – A avaliação psicológica enquadra-se enquanto um processo técnico científico, reconhecida como fonte de informações de caráter explicativo acerca dos fenômenos psicológicos. No caso da educação, público ao qual o serviço é proposto, trata-se de um estudo que envolve um planejamento prévio e cuidadoso acerca de condicionantes históricos e sociais que podem estar influenciando no desempenho dos alunos da rede pública municipal de São Lourenço do Oeste. A partir de tal passo, podem ser obtidas informações relevantes para o desenvolvimento de hipóteses, por parte das psicólogas, que podem ser úteis na compreensão das características psicológicas do discente. O serviço é optado quando alternativas já foram implantadas no ambiente escolar, porém ainda são identificadas dificuldades recorrentes acerca do processo de aprendizagem.

 

Avaliação Psicopedagogica – O profissional de psicopedagogia integra a equipe multiprofissional realizando avaliações psicopedagógica e intervenção das dificuldades de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. Também em parceria com a coordenação e direção das escolas, realiza encontros com pais e professores para discussão e planejamento de mecanismos de intervenção, que favoreçam o processo de aprendizagem da comunidade envolvida.


É importante saber
Exige apresentação de documentos
Está amparado por Lei

Passo a Passo

1

Equipe escolar identifica dificuldades recorrentes do processo de aprendizagem do aluno e realiza o preenchimento do encaminhamento para a avaliação do profissional da educação de fonoaudiologia, psicologia ou psicopedagogia, no caso da nutrição o encaminhamento é feito a partir do resultado da avaliação antropométrica dos alunos identificados com algum distúrbio alimentar ou doenças associadas.

2

O profissional acessa o encaminhamento e entra em contato com a escola para compreender melhor a demanda.

3

O profissional estabelece contato com os responsáveis pelo aluno para uma consulta.

4

É agendado atendimento individual ao aluno, fazendo uso de intervenções por meio de aplicação de testes padronizados, complementares, dentre outras técnicas de uso profissional.

5

Realiza-se a devolutiva para responsáveis e equipe escolar dos resultados obtidos durante a avaliação, encaminhamentos aos setores responsáveis, e também sugerido ajustes em sala de aula para obtenção de resultados positivos durante o processo de ensino-aprendizagem.

6

Realiza-se acompanhando escolar do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem, estando ou não em atendimento.


Informações Adicionais
Centro de Atendimento Educacional - CAE
Os atendimentos e avaliações serão realizados para alunos regularmente matriculados e frequentando as escolas da rede municipal de ensino de São Lourenço do Oeste-SC. São realizadas avaliações e intervenções EDUCACIONAIS, para atender dificuldades de aprendizagem, outros processos fonoaudiólogos e psicológicos são de âmbito da SECRETARIA DE SAÚDE.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Carteira de vacinação do aluno e encaminhamento escolar para avaliação devidamente assinada pelo professor responsável, assistente técnico pedagógico da escola e responsável legal.Original1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Educação - SME

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos