Alvará de Construção

É o documento expedido pela Prefeitura que autoriza a execução de obras sujeitas a sua fiscalização.

Dependerão, obrigatoriamente, de alvará de licença de construção, as seguintes obras:

I – construção de novas edificações;

II – ampliação da área construída do imóvel;

III – regularização de edificações existentes.

As alterações de projeto, efetuadas após o licenciamento da obra, devem ter sua aprovação requerida previamente.

A aprovação do projeto valerá pelo prazo de 1 (um) ano, a partir da data do respectivo despacho.

A requerimento do interessado será concedida revalidação do projeto por igual período.

Considerar-se-á como obra iniciada quando já estiver concluída sua infraestrutura.

 O licenciamento para início da construção será válido pelo prazo improrrogável de 12 (doze) meses.

 Após a caducidade da licença, se o interessado quiser iniciar as obras, deverá requerer novo licenciamento, desde que ainda válido o projeto aprovado.


É importante saber
Exige apresentação de documentos
Está amparado por Lei

Passo a Passo

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Atendimento Digital: a) Acessar a página do município: http://www.saolourenco.sc.gov.br/- campo Gestão Digital; b) Inserir a identificação do requerente; c) Selecionar a opção: Alvará de Construção; d) Preencher o campo Descrição; e) Anexar os documentos solicitados; f) Assinar digitalmente e protocolar no campo indicado; g) A SDU emitirá guia de recolhimento da Taxa específica; h) O requerente deverá realizar o pagamento nos locais indicados ou agências credenciadas.

2

Prazo de atendimento para emissão do documento após protocolo e efetivo pagamento da taxa específica: 20 dias.

Legislação relacionada
Norma Municipal: Lei Complementar n° 265 de 20 de agosto de 2020 e suas alterações
http:// http://www.saolourenco.sc.gov.br/leisurbanisticas

Outras Exigências
  • Após análise e para fins da emissão do Alvará de Construção será exigida a entrega de no mínimo 01 (uma) via física completa do processo.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Requerimento - formulário eletrônicoOriginal1
Projeto Arquitetônico Aprovado e Memorial Descritivo (arquivo digital e via física)Original1
Projetos Complementares e especificações técnicas (arquivo digital e via física)Original1
Projeto ElétricoOriginal1
Projeto HidrossanitárioOriginal1
Projeto Preventivo de incêndio quando exigido pelos bombeirosOriginal1
Planta de forma estrutural acima de 150,00 m² ou a partir do pavimento térreoOriginal1
Documento de responsabilidade técnica emitido pelo respectivo conselho profissional, conforme o caso, com o comprovante de pagamento referente aos projetos complementaresOriginal1
Termo de Compromisso (modelo Anexo I do Código de Edificações)Original1
Comprovante de pagamento da taxa respectivaFotocópia1

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SDU
  • Rua Duque de Caxias, 789 - Centro
  • (49) 3344-8519 - Principal
  • urbano@saolourenco.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos