Uso e Ocupação do Solo por Chácaras de Lazer

Será permitido o parcelamento e o remembramento do solo para fins urbanos com a finalidade de constituição de imóveis denominados chácaras de lazer, visando assegurar o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade, desde que atendidos os requisitos e o procedimento definidos no Plano Diretor Participativo.

As chácaras urbanas e os sítios de recreio resultantes do parcelamento do solo previsto no Plando Diretor Participativo são destinados à residências, lazer, pousadas, hotéis, descanso e recreação, com finalidade precípua de proporcionar o bem-estar do proprietário, familiares e possíveis visitantes/hóspedes, objetivando o uso regular do solo e a preservação do meio ambiente.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Está amparado por Lei

Como solicitar?
Presencialmente
Tempo de espera para atendimento: 15 min
Tempo para conclusão do serviço: 45 dias
Secretaria do Desenvolvimento Urbano

urbano@saolourenco.sc.gov.br
Segunda a sexta-feira, das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30h
Rua Duque de Caxias, 789, Centro
89990-000

Passo a Passo

1

Consulta de Viabilidade - Parcelamento do Solo de Chácaras de Lazer com Aproveitamento do Sistema Viário: O projeto seguirá as mesmas etapas definidas nos artigos 246, 247 e 248 do Plano Diretor Participativo.

2

Consulta de Viabilidade - Parcelamento do Solo de Chácaras de Lazer na Modalidade Loteamento: O projeto seguirá as mesmas etapas definidas no artigo 252 do Plano Diretor Participativo.

3

As etapas e prazos de análise, aprovação, implantação e conclusão do parcelamento serão os mesmos previstos no Plano Diretor Participativo para o parcelamento do solo sob a forma de loteamento ou desmembramento, conforme a modalidade do projeto.

4

Atendimento Presencial: a) Na recepção da secretaria, o requerente deve protocolizar o pedido contendo os documentos descritos no Plano Diretor Participativo para cada situação desejada (impressos e em meio digital); b) A SDU emitirá guia de recolhimento da Taxa específica; c) O requerente deverá realizar o pagamento nos locais indicados ou agências credenciadas

5

O prazo de atendimento para emissão do documento se dá após protocolo e efetivo pagamento da taxa específica. Para o Parcelamento do Solo de Chácaras de Lazer com Aproveitamento do Sistema Viário, tem-se: Consulta de Viabilidade:15 dias Análise de Projeto: 30 dias Para o Parcelamento do Solo de Chácaras de Lazer na Modalide Loteamento, tem-se: Consulta de Viabilidade: 15 dias Estudo Preliminar: 45 dias Anteprojeto: 30 dias Projeto Definitivo: 30 dias

Legislação relacionada
Norma Municipal: Lei Complementar nº 146 de 28 de dezembro de 2012 e suas alterações
http://www.saolourenco.sc.gov.br/leisurbanisticas

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SDU
  • Rua Duque de Caxias, 789 - Centro
  • (49) 3344-8519 - Principal
  • urbano@saolourenco.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos